sexta-feira, setembro 29, 2006

Pensando...


Oi de novo...
Eu não falei mais sobre como ando me sentindo nesta terrinha né?!! Ano passado eu só reclamava... sentia uma falta enorme q me acolhessem, que me ajudassem a aguentar a saudade, a estranheza de um lugar novo... eu sentia falta dos amigos de uma forma q parecia q eu ia morrer. Hj sinto q cada um continua no mesmo lugar e que não deixam de ser meus amigos por isto, e que a qq dia q for possível nos reencontraremos novamente!! É só questão de se disponibilizar! Da família era uma mistura de saudades com um sossego que ela nunca me deu!! Hj ainda continua esta sensação! urf!!!

Pois bem... aprendi ainda mais q tudo tem seu tempo. As adaptações são lentas. Compreender que cada lugar, que cada grupo de pessoas têm sua forma de ser e estar leva tempo. Sem antes passarmos por tal experiência, achamos q é fácil, que não nos custará muito e que em qualquer lugar é fácil de se relacionar e de fazer novos vínculos. Puro engano.
Mas tb tem a ver com a forma q cada um lida com as coisas, com os tipos de pessoas, cultura e ambiente. Eu particularmente odeio frio!!! Mas tô mais acostumada, mas ainda reclamo muiito do clima daqui!!!! Acho que me recuperei de mim mesma!!! Eu estava muito troncha! Querendo ser aceita de uma forma q não era Eu. Bah!!! Não vale a pena. Quando a gente muda ou tentar mudar pra que gostem de ti é o pior crime consigo. Sem falar q é um sofrimento enorme e uma tensão desgraçada. Não quero mais isto pra mim e nem queiram pra vcs!!!!!!!!!

O problema não sou eu, nem vcs... são os outros q exigem do próximo coisas q cobram demais de si mesmo e pagam por isto mas não enxergam! Escravidão da crítica, do dinheiro e olhar alheio nunca mais!!!!! Xô! Xô!!!!!! Quero ser escrava de coisas boas, sentimentos bons, de amigos bons e não de beleza, de dinheiro, de falsidade, de amizades superficiais!!! Sou um ser q priorizo a proximidade, a presença, o afeto, as emoções, os vínculos, a transparência e o outro e assim quero permanecer sempre!!!!! Minha saúde psicológica depende disto e não quero afetá-la mais por causa de bobagens q não me pertencem!!


A cultura aqui é legal. Tem sua história, a forma própria de constituir este Estado e sua população como qualquer outro lugar. Uauuuuuuuuuuuu!!! Hehehehe! Ainda quero meu vestido rosa de prenda!!! Mas a verdadeira diferença é como a cultura se internalizou a ponto de se achar melhor ou pior que os outros Estados, que os outros povos das outras cidades e capitais. Acho isto uma pena e muito por isto entristece-me viver aqui. Ninguém é melhor que ninguém, vai tudo pro mesmo buraco, todo mundo erra e tem seus podres... mas muitas vezes a ignorância impera. Valores trocados, importância a coisas tão superficiais q leva ao esquecimento o que realmente importa: a companhia, a bondade, a alegria, o se imortar com o outro, com sua história, com seu bem estar, o compartilhar. Gostar do outro não é suficiente. Tô aprendendo ainda mais q valorizar o ouvir, estar junto, interessar-se pelo próximo é fundamental. Isto aproxima e dá saúde. Mas tem quem não permita aproximação, quem não sabe lidar com intimidade e se fecha em si ou em uma rede social bem reduzida, apenas q aque interessa. Uma rede meio egocêntrica mesmo!!! Com estas coisas, tô aprendendo a calar mais, a guardar pra mim o q acho e penso... até pq devemos apenas falar as coisas quando as pessoas estão abertas a ouvir e querem mudar, e tb se sentirem necessidade de mudar, senão não haverá mudança!

Cada um tem seu jeito de ser. Acredito q o que constitui alguém tem q ser valorizado... é como alguém se vê no mundo q deve ser respeitado, caso seja prejudicial a si mesmo, que busque a mudança para melhor se aceitar. Masssssss tem coisas q é brabo de enxergar no outro, perceber q o outro nem se dá conta, e aceitar q continue a viver assim... Pior!!! Quando é sua própria família! Afeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!! É lasca!!

Porém, tenho amizades muito queridas aqui. Conheci pessoas lindas, q me enchem de prazer e alegria ao estar junto. Pessoas q me ajudaram a quebrar o susto e a dor de estar sozinha (não q eu ainda não me sinta só), que me ajudaram a ver q aqui nesta cidade tb há gente muito Xou!!!
Hoje vivo mais tranquila.

Não é um lugar que quero morar eternamente. Claro que quem faz o lugar somos nós, mas a identificação é tudo!!! Sentir-se amparado, incluído, parte de um povo é muito mais reconfortante e fortalecedor! Então, lá em cima é o meu lugar! Mas vou ficando enquanto o amor me mandar!!! Hehehehehehe!!! O bom é que estou conseguindo montar minha própria rede social (bem didátido hein???), já não tenho só mozão em minha vida gaúcha. Hihihihi!! Hoje em dia sinto-me mais parte da família dele. Acho q ainda tenho muito chão pra percorrer pra me sentir mais ainda, mas preciso reconhecer q tem coisas q não dependem de minha competância. Mesmo com 10 anos de namoro o início vivendo aqui não foi tão fácil... dolorido até... mas as coisas vão se dismistificando e ficando melhores... a cada dia nos conhecemos mais... vemos as diferenças e vamos lapidando cada um a seu jeito a relação. Aceitar um ser "estranho" não é fácil... a rotina muda e até voltar a um equilíbrio custa tempo... mas o segredo é a disponibilidade pras coisas darem certo, em conjunto, conseguir quebrar fórmulas cristalizadas de ser para tudo fluir!!


Meu maior aprendizado está sendo conseguir lidar com ovelhas de fora do meu rebanho!!!! Amigos, trabalho, família, sociedade... Com pessoas e formas de pensar bem diferentes do meu, mas q isto não diminue minha capacidade de gostar de cada um, do lugar em que estou vivendo... é tudo apenas uma questão de escolha, de estar junto ou não, de morar pra sempre ou não. Ainda bem q eu tenho a disposição de ver o outro lado pelos olhos do outro e não pelos meus olhos apenas!! Às vezes dói, pq a amizade que era pra ser boa, existir carinho sem medo, sem reservas se abafa pelo medo da proximidade, pela rotina, pelo cansaço do dia-dia, pela individualidade, pela falta de confiança e inclusão. Mas compreende-se!!


É isto povo... sinto-me mais Gabi hj em dia!!! hehe!!!
Sair de casa, sair de sua cidade é algo especial... quando fizerem, me contem como foi!


Beijooooooooooooooooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo recadinho!